29 de nov. de 2011

[SGM]Primeiro Concurso de engines



Luiz Games e Sonic Game Maker tem a iniciativa de estimular a criação de jogos.
Após pedir permissão para Sonic Luan (Amigo meu e fundador do fórum SGM), criei esse tópico para anunciar o inicio do Primeiro Concurso de engines (Abreviado "[CE#01]"). A ideia é estimular os usuários do fórum a criação de jogos, de inicio escolhi um tema simples: "Top Down" ou a conhecidissima visão de cima.
Dei exemplos como Bomberman ou Zelda. Mas existem também Guitar Hero ou jogos de futebol ou corrida.
Você que está lendo também pode participar! Basta se registrar e clicar aqui!
Os prêmios serão:
1º Lugar - Troféu de Ouro, 20 rings e terá sua engine postada aqui
2º Lugar - Troféu de Prata, 15 rings e terá sua engine postada aqui
3º Lugar - Troféu de Bronze, 10 rings e terá sua engine postada aqui
4º-6º Lugar - 5 rings
Rings são como prêmios no fórum, colaborando você consegue algumas. Incluindo ao postar engines, mas nesse concurso será definido o numero de rings dadas as engines.

26 de nov. de 2011

Manipulando sons em 8bits

Introdução
Olá pessoal, após ver alguns jogos no estilo arcade me despertou o interesse nas músicas em 8bits. Musicas em apenas 3 acordes, mas muito boas para jogos. Agora vou ensinar algumas coisas para vocês.


Como criar efeitos sonoros em 8bits?
Usando o SFXR. Um programa muito leve e bom para criação de efeitos em 8bits.
Ele ja tem efeitos padrões, mais você pode criar novos alterando o tempo ou altura.
Uma screen do programa:

Você pode baixa-lo aqui http://www.drpetter.se/files/sfxr.zip


Como "criar" musicas em 8bits?
Usando o GXSCC. Muito bom para "criar" musicas para remaker em 8bits, criado por japoneses e 100% eficiente. Oque mais pode ter? Basta arrastar uma musica .mid (Apenas a que testei até agora), e clicar em "Authoring" para exportar sua musica, vai ficar um arquivo enorme e se você tiver um bom conversor pode converter a musica.
Sem screns
Você pode baixa-lo aqui http://www.geocities.co.jp/SiliconValley-SanJose/8700/P/GXSCCB236/GXSCC-B236E.zip

Modelos 3D

Você quer baixar modelos 3D gratuitos mais não sabe onde?
Então acesse o Turbo Squid, um site que depois de você se registrar você pode comprar ou achar modelos gratuitos, e o melhor os modelos são muito compatíveis com qualquer programa.

Quer aprender Pixel Art?

Então entre num ótimo site para isso, o Pixelaria, lá além de aprender o básico você ainda cria suas próprias manhas no P.A. então fica a dica.

GM Host



Com a chegada do Game Maker HTML5 você (lógico) precisaria de um host ou um logar para hospedar. E nas minhas andanças na net achei o GM Host da Spectral Gaming. Com ele você roda jogos feitos no GM no navegador, fiz uns testes e fica muito legal.
Basta se registrar e upar os arquivos necessários.
Link para o GM Host

17 de nov. de 2011

Sprites de Bluby

Algumas sprites que fiz quando não tinha nada pra fazer tinha tempo livre que ao todo são 5 sprites.

  • fall.gmspr - É um ataque utlizado quando Bluby está no ar.
  • idle.gmspr - Bluby parado
  • jump.gmspr - Bluby pulando
  • run.gmspr - Bluby correndo
  • uper.gmspr - Bluby escalando algo
Todas essas sprites abrem somente no GM.
Download

Script para animar sprites

Essa script serve para animar determinada sprite no evento Draw, mas daí você me pergunta: -Mas eu ja tenho o image_single! E eu respondo: -No Html5 o image_single não é suportado, então use minha script!
É isso mesmo, mas mesmo sem o Html5 é bom para animar mais de uma sprite em um objeto só.
Antes de tudo crie uma variável com o nome "anime[qualquer_sprite]=subimage desejada".
Mude o qualquer sprite por uma sprite a ser monitorada ou não use com array.
Os argumentos são 0=sprite e 1=velocidade da animação.
Use a script quando for desenhar a sprite, ex: "draw_sprite(spr_pe,anime_other(spr_pe,0.2),x+1,y+10)"
Crie uma script chamada anime_other e cole o código abaixo.

Código:
//Script anime_other //EX:anime_other(spr_player,0.2) var sprite; globalvar i_speed; sprite=argument0 i_speed[sprite]=argument1 if ani[sprite]<sprite_get_number(sprite) { ani[sprite]+=i_speed[sprite] } else { ani[sprite]=0 } return(ani[sprite])

8 de nov. de 2011

253X, a nova continuação de 2531

(Uma imagem que fiz para anunciar o possível lançamento do jogo)

2532 está atualmente cancelado, por motivos óbvios. Estudei pra caramba o tal GM3D e agora tenho condições suficientes para criar o 253X. Eu iria nomeá-lo de 253D mais achei estranho '~'.
Então antes de terminar o movimento da nave, isso não é oficial (por que seria muito chato desperdiçar a engine de 2532).
Por enquanto é somente isso, quando possivel postarei modelos 3D do jogo.
E em breve mais notícias.